October 4

Uma zoonose do ponto de vista da Ecologia da Paisagem

No post passado expliquei um pouco sobre um trabalho super interessante desenvolvido com as aves e sua relação com a paisagem. Mas será que uma espécie animal ou vegetal, ao ser afetada, pode acabar afetando também o ser humano?

Aqui vou falar sobre o trabalho da Renata Muylaert, também do LEEC, que estuda a relação entre os roedores que são reservatórios do hantavírus e a configuração da paisagem.

Primeiramente, você sabe são hantavírus patogênicos? São os vírus reponsáveis pela hantavirose, doença que ser transmitida pelos roedores, por exemplo, e que atinge o ser humano. A Renata em seu trabalho, buscou entender os efeitos entre a alteração da paisagem e a mudança do uso da terra na interação entre os mamíferos e o hantavírus na Mata Atlântica.

 

E um alerta! Não são todos os roedores que transmitem os hantavírus, então não adianta sair por aí matando os bichinhos!

Inciativas de controle biológico tem que ser muito bem estudadas para que atinjam somente o alvo esperado. Porque, como vocês já devem ter percebido, cada animal e planta exerce funções importantes para o meio ambiente e com certeza fazem falta!

Viu como a Ecologia da paisagem é importante para os animais, para a vegetação e também para nós humanos?


Copyright © 2017. All rights reserved.

Posted 4 de October de 2017 by Júlia Mortatti Monarcha in category Sem categoria

About the Author

Sou estudante de Ecologia na UNESP de Rio Claro. Me interesso muito por divulgação científica que é a área que pretendo continuar trabalhando depois de formada. Esse blog faz parte do meu TCC.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*